7 de nov de 2011

Fórum SMCWB II - ARTURO TEJADA CANO

Oi gentee..
Essa semana, como muito sabem, estava acontecendo a II Semana de Moda de Curitiba, mas o que muito não sabem é que no primeiro dia teve um Fórum de Moda.
Infelizmente não pude assistir a todas as palestras, pois estava trabalhando, mas assisti a palestra de Arturo Tejada. 
Nunca havia ecutado falar sobre ele antes, sorry, mas AMEI sua palestra, ele realemente é muito bom no que faz.





Sua palestra foi  explicando as Tendências Macro Econômicas e Sociais da Moda. 

Realmente, falando assim parace ser uma coisa MUITOOO complexa, e é, mas é de extrema importância e ainda hoje não é muito valorizada por certas empresas, o que fazem elas quebrarem.

As Macro tendências citadas por Arturo foram:.

1- O mundo hoje exige melhor qualidade com preços reduzidos
2- Democratização da Moda (preço justo e acessível a grande maioria)
3- As pessoas passaram a mixar peças de alta qualidade com peças de grande demanda. 
    EX: A blogueira Thassia Naves , mixa a calça e camisa ZARA com o cinto Hermes e a Flat Chanel.


Para Arturo isso se deve ao fato de as pessoas estarem optando hoje em dia mais para o estilo do que para o status.

4-  Preocupação com o meio ambiente e comércio justo. Para Arturo, a moda verde não existe mais, o que existe hoje em dia são macro preocupações ambientais.
5- Produtos econômicos. Por esse motivo as pessoas passaram a valorizar trabalhos artesanais, um grande exemplo citado foi a marca Hermes, que é conhecida pelo seu '' HANDMADE''.



Apenas nestes casos as pessoas não se importam em pagar um valor justo para este tipo de peças.

6- Inovação
7- Moda Atemporal / Produtos Premium, que são produtos comprometidos a serem produtos de longa cadeia. A grande intencão é acabar com produtos de curta duração ( FAST FASHIONS), pois os EUA descarta milhões de roupas por ano.
Arturo dá o exemplo da marca brasileira Osklen que tem design atemporal e é ligado a inovação, sustentabilidade e comércio justo.

 OSKLEN INVERNO 2011


8- Valorização de marcas regionais
9- Internet como canal de divulgação e canal de vendas efetivo que tende a crescer cada dia mais...
10- Proliferação de estratégias de Marketing.





11- Aumentar a gama da marca. 
      EX : Giorgio Armani, Emporio Armani, Armani Collezioni, Armani Jeans, Armani Exchange, Armani Junior, Armani Casa....



12-  Hoje em dia as tendências prontas estão em alta, mas a tendência é de que daqui 5 anos isso não estará mais em alta. Se a Zara não passar a investir em criações próprias ,por exemplo, existe grandes chances de daqui a 5 anos ela passe por uma crise econômica forte. Copiar tendências de desfiles e grandes marcas não serão mais valorizados.

13- Hoje a moda  passa a competir com outros setores. As pessoas estão preferindo viajar, comer bem...do que usar peças de alto custo.


Então gente... acreditem ou não eu nem assisti a palestra inteira e já ganhei todo esse conhecimento. Realmente o cara é muitooo bom. E o grande aprendizado que ele passou foi que a moda ainda precisa muito para crescer econômicamente, mesmo ela já sendo a segunda maior geradora de empregos do mundo.
O principal ponto foi mostrar que as empresas além de se preocuparem com tendências de moda, devem passar também a se interessar por tendências econômicas, e esse é o grande erro da maioria das marcas.

Espero que tenham gostado. EU AMEI

Beijinhos.

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