7 de jun. de 2011

Comentários Pessoais - Talkshow Instituto Rio Moda em Curitiba

Olá pessoal...
Cheguei agorinha do evento que havia falado no post anterior sobre o Instituto Rio Moda em Curitiba.
Tudo tem seus pontos positivos e negativos né... e estou aqui para dividir a minha opinião com vocês sobre o evento.




Infelizmente o evento foi apenas para convidados, o que acaba tirando a oportunidade de muitas pessoas em assistir e darem também a suas opiniões.
Cheguei na Lique em torno das 20 horas achando estar suuuuper atrasada, mas o evento na verdade começou por volta das 21 horas. Entre esse meio tempo foi servido canapés ( que por sinal estavam maravilhosos) e bebidas á vontade...

O que percebi inicialmente do evento é que era super elitizado, estavam presentes todas as socialites curitibanas ( hehehe) e também os profissionais da área da moda, claro!
Sentada, esperando o evento começar vi os burburinhos das pessoas sobre as novidades. Vi que muitas pessoas gostaram e viram assim como eu, que o Instituto abrirá novas portas para a moda paranaense.
Mas infelizmente escutei também comentários que falavam que apenas Rio e São Paulo é que são bons e  que as pessoas só dão valor para o que é de fora, infelizmente isso é uma verdade, mas gostaria muito que um dia deixasse de ser.



O evento iniciou-se com a apresentação do que é o Instituto Rio Moda, e o que achei bem interessante é que foi extremamente falado que o Instituto não é uma escola, o que o torna melhor, pois acaba dando maior autonomia e liberdade aos profissionais.


Então se iniciou o TalkShow, que foi intermediado por Alexandra Farah.

Roberto Jatahy,  sócio da rede Animale falou sobre o surgimento da empresa e sobre o crescimento e expansão da mesma. Segundo o sócio só no ano passado a empresa chegou a vender um milhão de peças...(o que com certeza deve ter sido muitos milhões de reais..). 
Além destes pontos Roberto falou também a respeito deles contarem com a modelo numero um do mundo, Raquel Zimmermann. Ela foi crescendo em sua carreira e conseqüentemente foi crescendo a Animale, o que acabou gerando uma grande visibilidade da marca.

Marcelo Bastos, sócio da Farm, falou também a respeito do surgimento da marca e seu crescimento.
Segundo Marcelo o ponto chave para o sucesso da Farm é ter um publico alvo muito bem definido, mesmo ele não sendo o publico consumidor na maioria das vezes. O publico que a Farm procura, são meninas, estudantes ou recém-formadas, que pertencem à classe A e B que acima de tudo são meninas formadoras de opinião.
Ele citou também a dificuldade em vender suas peças no sul, e admitiu que a Farm não sabe fazer peças para invernos rigorosos, o que será revertido para o próximo inverno.


Deu para perceber que ambas as marcas surgiram sem nenhum conhecimento no varejo, e por esse motivo tiveram que trabalhar MUITO, para estarem onde estão hoje. Jatahy disse que só conseguiu fazer com que a Animale tivesse a credibilidade que tem hoje, contratando pessoas das mais diversas áreas com conhecimento de boa qualidade.
Entre esses profissionais eles citaram a importância da vendedora e do espírito de time de toda a equipe, desde a área de vendas até a área administrativa e criativa.

PS:
Como alguns já sabem... já fui uma vendedora da FARM, e realmente AMAVA o meu trabalho e a empresa... Claro que como toda empresa tem suas dificuldades e stress.. Mas no geral o trabalho me ensinou muito e estar dentro da Farm me fez ver com outros olhos como funciona o varejo de moda..


Roberto finalizou o Talkshow falando á respeito do consumidor brasileiro, que é um publico exigente e que procura qualidade e design. 
"Para uma mulher a compra de uma peça é como viver um sonho" Roberto Jatahy

Já Marcelo Bastos finalizou o evento falando de seu novo comércio o E-FARM , que surgiu no mês passado e já teve um milhão de reais de faturamento. Isso mostra como a extensão do negócio e como a internet está colaborando para o crescimento de venda de várias marcas.
Outra novidade é que a Farm passará a comercializar móveis no próximo mês.

Bom, em geral eu adorei o evento (fora a demora para começar)... e espero que vocês leiam o post e gostem também dos comentários pessoais.

Beijinhos
Comentem....

As informações sobre os eventos que irão ocorrer em Curitiba a partir do próximo semestre estarão disponíveis no site do Instituto Rio Moda  e vocês poderão acompanhar também pelo perfil no facebook da Reve Curitiba.

5 comentários:

  1. Legal o post Fer...O publico Curitibano é exigente e estiloso! Não é a toa que é comparado com o europeu...Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, evento de moda é assim mesmo, chic , estiloso. Adorei a iniciativa do Instituto - núcleo Curitiba . Fui ao evento e prestigiei as meninas daqui, que ralaram muuuito para o sucesso da festa.
    Marcela

    ResponderExcluir
  3. Eu fui e adorei. Gente bonita, bem vestida, fashionista. Foi tudo !!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que todo mundo gostou, com certeza são eventos como esses que irão criar a cultura de moda em curitiba....
    Logo mais lançarei um outro evento aqui no blog bem lega, aguardem meninas...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. São iniciativas como esta que vão fazer de Curitiba um centro importante do negócios da moda no Brasil. Talento e requinte ja são caracteristicas da comunidade curitibana. Certamente o Instituto será o grande catalizador de tudo isso...parabens pra quem teve a coragem de viabilizar o projeto!!

    ResponderExcluir